A Nokia e a Intuitive Machines, Inc. anunciaram a conclusão bem-sucedida da integração final de seu Sistema de Comunicação de Superfície Lunar, (Nokia’s Lunar Surface Communication System “LSCS”) no módulo de pouso da missão IM-2, denominado como Athena.
A Athena e o LSCS serão enviados para a região do polo sul lunar na próxima missão IM-2, onde a Nokia e a Intuitive Machines pretendem implantar a primeira rede celular na Lua.
Foram tomadas múltiplas precauções durante a instalação para garantir que a rede faça com segurança a jornada de 384.400 quilômetros até a Lua, sobreviva às tensões da decolagem e pouso, e opere de forma ideal na superfície lunar.
Cada um dos 14 pontos de montagem é termicamente isolado para manter a rede protegida das temperaturas extremamente baixas do espaço profundo.
Dois módulos de dispositivos compõem os componentes adicionais do LSCS da Nokia, e foram instalados em dois veículos de mobilidade lunar: o Micro-Nova Hopper da Intuitive Machines e a Plataforma Móvel Autônoma de Prospecção (MAPP) da Lunar Outpost.
Após o pouso na Lua, os dois veículos serão implantados na superfície lunar, onde estabelecerão imediatamente conexões com a rede na Athena usando os módulos de dispositivo da Nokia.
A rede foi projetada para gerenciar a conectividade de superfície entre o módulo de pouso e os veículos, realizando streaming de vídeo em alta definição, comunicações de comando e controle e dados de telemetria.
A Intuitive Machines pretende retransmitir os dados do LSCS de volta à Terra usando seu serviço de transmissão direta.
O lançamento do módulo de pouso Athena da Intuitive Machines está previsto para depois do final de fevereiro no Centro Espacial Kennedy da NASA.
Recursos e informações adicionais
Página web: A primeira rede celular na Lua – Nokia Bell Labs
Página web: Intuitive Machines
Página web: Lunar Outpost
Press release original em inglês: Nokia’s cellular network ready for Moon as Intuitive Machines completes final lunar lander installation