Robô faz maior descoberta de material orgânico em Marte

O robô Curiosity da Nasa encontrou compostos orgânicos de grande porte em Marte em uma amostra de rocha de 3,7 bilhões de anos, coletada na Baía de Yellowknife, um antigo leito de lago marciano.

De acordo a publicação da PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) na 2ª feira (24.mar.2025), o local possuía condições necessárias para a vida em um passado mais quente e úmido do planeta.

Os compostos encontrados, incluindo decano, undecano e dodecano, indicam a presença de ácidos graxos, essenciais para a vida, embora possam ser formados por processos não biológicos.

Os alcanos de cadeia longa, moléculas orgânicas encontradas, são componentes essenciais das membranas celulares em todos os organismos vivos encontrados na Terra.

A Dra. Caroline Freissinet, que liderou a pesquisa, destacou a importância dos achados, mas disse que ainda não se pode afirmar que são um sinal de vida definitivo no passado.

“Nosso estudo prova que, ainda hoje, analisando amostras de Marte, poderíamos detectar assinaturas químicas de vidas passadas, se já existiram em Marte”, explicou.

Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram e X:  @mspontocom

fonte: Poder 360

Compartilhe: