O serviço de inteligência estrangeira da Alemanha alega ter interceptado comunicações de rádio nas quais soldados russos discutem a realização de assassinatos indiscriminados de civis na Ucrânia.
Em duas comunicações separadas, soldados russos descreveram interrogar soldados ucranianos e civis e depois atirar neles, de acordo com um oficial de inteligência familiarizado com as descobertas.
As descobertas, relatadas pela primeira vez pela revista alemã Der Spiegel e confirmadas por três pessoas a par das informações, minam ainda mais as negações da Rússia de envolvimento na carnificina.
A Alemanha tem imagens de satélite que apontam para o envolvimento da Rússia no assassinato de civis em Bucha, disse o oficial de inteligência, mas as transmissões de rádio não foram vinculadas a esse local.
A agência de inteligência estrangeira, conhecida como BND, pode combinar sinais de inteligência com vídeos e imagens de satélite para fazer conexões com assassinatos específicos.
As escutas sugerem que membros do Grupo Wagner, a unidade militar privada com laços estreitos com o presidente russo Vladimir Putin e seus aliados, desempenharam um papel nos ataques a civis.
fontes: THE WASHINGTON POST e Estadão