Sete em cada dez negócios industriais já retomaram pelo menos ao mesmo nível de produção e de faturamento de fevereiro, antes da chegada do Covid-19 ao Brasil.
A pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou o impacto da pandemia na economia, além de estratégias adotadas para superar a crise e as perspectivas para as empresas industriais em 2021.
Segundo os dados, praticamente três quartos das empresas (73%) estão com o mesmo nível de emprego do registrado no pré-pandemia e as perspectivas para 2021 são de aumento no faturamento em 62% das empresas pesquisadas.
A pesquisa mostrou também as estratégias adotadas pela indústria para conseguir atravessar a crise.
Quando perguntados quais as duas medidas mais importantes adotadas nos últimos seis para acelerar o crescimento do negócio, 40% apontaram a busca de novos fornecedores no Brasil; 39%, a aquisição de máquinas e equipamentos; 30%, a adoção de novas técnicas de gestão da produção; e 20%, o investimento em novos modelos de negócio.
Pesquisa
O levantamento dos dados da pesquisa foi feito por telefone, entre 23 de outubro e 12 de novembro de 2020, com executivos de 509 empresas industriais.
Dentro de cada estado, a amostra foi controlada por porte das empresas (pequena, média e grande) e setor de atividade.
A margem de erro no total da amostra é de 4,3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Brasil 61