O The New York Times destacou nesta quinta-feira (25) que a marca brasileira Havaianas virou alvo de um boicote articulado pela direita após a veiculação de uma propaganda de fim de ano interpretada como provocação ideológica.
No texto, o New York Times relata que a campanha fez referência à expressão popular “começar com o pé direito”, ao sugerir que o novo ano fosse iniciado “com os dois pés”.
A mensagem foi rapidamente politizada por lideranças conservadoras, que passaram a acusar a marca de alinhamento à esquerda e convocaram um boicote nas redes sociais.
A campanha, apresentada pela atriz Fernanda Torres mostrava a artista desejando que as pessoas começassem 2026 “com os dois pés”, em vez de apenas com o pé direito.
Para setores conservadores, no entanto, a frase foi interpretada como uma provocação ideológica contra aqueles que se identificam com a direita política.
Logo após a veiculação do comercial, políticos e influenciadores alinhados à direita começaram a convocar um boicote à marca nas redes sociais.
Um dos episódios que mais repercutiu foi a divulgação de um vídeo em que Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, joga um par de Havaianas no lixo.
A repercussão internacional do episódio, segundo o New York Times, evidencia como até elementos culturais trivialmente populares — como um par de chinelos — podem se tornar símbolos políticos em um país profundamente polarizado.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


