Trem do Pantanal vira trilho digital em game criado por alunos do Senac MS

Um trem que não corre pelos trilhos, mas pelas telas. Inspirados no ícone cultural do Trem do Pantanal, alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy desenvolveram o Economia Quativa, um game educativo no estilo point-and-click que convida o jogador a embarcar em uma viagem interativa por Mato Grosso do Sul.

Nesse tipo de jogo, a interação acontece por meio de cliques nos cenários e objetos, que revelam informações, desafios e caminhos a seguir — um formato simples, intuitivo e bastante envolvente.

O personagem principal é um simpático quati antropomórfico, ou seja, um animal que ganha características humanas, como falar e guiar os jogadores.

Ele conduz a jornada por cidades como Campo Grande, Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas.

Em cada parada, surgem referências culturais e turísticas marcantes: do Bioparque Pantanal à Casa do Artesão, do Festival de Inverno de Bonito ao tradicional Banho de São João.

O resultado é um jogo colorido e cheio de cenários baseados em locais reais, que alia educação, inovação e economia criativa.

A entrega oficial do projeto será no dia 30 de setembro de 2025, às 19h, no Espaço Conexão, em Campo Grande, com a presença de autoridades da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Ao desenvolverem o Economia Quativa, eles vivenciaram um processo criativo completo e ainda ajudaram a valorizar a cultura sul-mato-grossense.

Mais do que um exercício acadêmico, o Economia Quativa demonstra como a paixão por games pode se transformar em um instrumento de valorização cultural e estímulo ao turismo, reforçando a identidade sul-mato-grossense e projetando-a para além das fronteiras do estado.

Serviço – Entrega oficial do Projeto Economia Quativa

onde: Espaço Conexão, No Senac Hub Academy – Rua Francisco Cândido Xavier, 75 – Centro

quando:  30 de setembro de 2025, 19h

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