Veja dicas de como elaborar um currículo sem gafes

curriculo-300x198Em busca de uma colocação no mercado de trabalho, o currículo é o primeiro contato com a empresa a qual se candidata. Por isso, a elaboração do documento sem equívocos e/ou exageros é fundamental para despertar o interesse do selecionador em entrevistá-lo.

De acordo com Cida Bucater e Luiz Eduardo Gasparetto, ambos especialistas em recursos humanos, um currículo deve ser claro, objetivo, de fácil entendimento e de leitura agradável.

Caso contrário, mesmo um profissional bem qualificado pode ser eliminado logo no início do processo seletivo.

Dicas

Confira, a seguir, cinco dicas para turbinar seu currículo:

1. É preciso descrever com clareza sua experiência, por menor que seja. E este deve ser o primeiro tópico logo após o nome e as informações para contato.

2. A seguir apresente sua formação acadêmica iniciando pela maior titularidade, por exemplo: pós-graduação e graduação. Neste caso cite o ensino médio apenas se for técnico.

3. Apresente o histórico profissional, informando:

3.1 Nome da empresa anterior – caso seja uma companhia desconhecida é conveniente uma pequena apresentação (exemplo: empresa de serviços logísticos para indústrias alimentícias;

3.2 Cargo – cite as funções que ocupou e os períodos de tempo em anos e/ou meses;

3.3 Período – mês e ano são suficientes para indicar a admissão e saída de cada empresa; Cursos de extensão ou de aperfeiçoamento – destaque aqueles mais relevantes ou ligados diretamente à vaga a qual se candidata.

3.4 Informações adicionais – a inclusão de idiomas e informática. Destaque atividades e experiências que realmente ampliem a sua visão profissional e pessoal que trouxeram vivências específicas para a oportunidades em questão.

4. Evite autoelogios, descrição pessoal (exemplo: peso, altura ou religião), viagens de turismo ou citações religiosas, filosóficas e/ou de autoajuda.

5. Envie fotos apenas quando solicitado e, neste caso, uma foto do tipo 3×4 com roupas,acessórios, cabelos e maquiagem discretos.

fonte: Douglas Terenciano

Compartilhe: