Governo e Corumbá adiam Festival América do Sul para maio de 2018

festival_america_do_sulEm decisão conjunta, o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Corumbá anunciaram oficialmente o adiamento da 14ª edição do Festival América do Sul para 6 a 13 de maio de 2018.

A medida tem o propósito de agregar o tradicional evento à economia da região, transferindo-o para uma data que coincide com a alta temporada do turismo no Pantanal, e também ampliar a captação de recursos via Lei Rouanet.

O secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Neri, e o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, explicaram em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, que o momento de recuperação da economia nacional dificultou a captação de recursos financeiros por meio da lei federal de incentivo à cultura junto à iniciativa privada, que sempre foi parceira dos grandes eventos culturais promovidos pelo Governo do Estado.

Promover o turismo

O secretário adiantou que a Fundação de Cultura manterá os editais do 14º Fasp, inclusive alguns shows já definidos, como do Crioulo e do Martinho da Vila, e haverá uma reformulação na sua formatação para incluir seminários de discussão das questões transfronteiriças e temas regionais, como a arqueologia no Pantanal e os 150 anos da Guerra do Paraguai. “Vamos trabalhar também uma melhor divulgação do Festival em todo o continente”, disse.

Nova data

Ruiter Cunha disse que a nova data – o Fasp estava programado para acontecer de 26 de novembro a 3 de dezembro  – garantirá a sua qualidade e a reformulação na formatação permitirá agregar novos componentes, como a discussão de temas como o desenvolvimento com a integração dos meios logísticos. Ele citou a Hidrovia do Rio Paraguai e a ferrovia, meios de transporte que já interligam Mato Grosso do Sul com o Paraguai, Bolívia e Argentina.

Compartilhe: