Liberado hoje site para consulta a dinheiro deixado em bancos

O BC (Banco Central) decidiu lançar um site exclusivo para a consulta de dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras.

O endereço é o valoresareceber.bcb.gov.br e disponibilizará a consulta a esses valores a partir desta 2ª feira, 14 de fevereiro.

O Banco Central estima haver R$ 8 bilhões esquecidos nos bancos.

“Não será possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central nem dentro do sistema Registrato.

Todas as consultas e solicitação serão feitas exclusivamente em valoresareceber.bcb.gov.br”, informou o Banco Central, em nota.

DINHEIRO ESQUECIDO

Segundo o Banco Central, o cidadão deve usar o login do Gov.br para acessar o Sistema Valores a Receber e também poderá usar o novo site para solicitar o resgate desse dinheiro.

ORIENTAÇÕES

O BC emitiu algumas recomendações para que o cidadão não caia em golpes relacionados ao dinheiro esquecido nos bancos.

Eis os cuidados solicitados: o único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br;

O Banco Central não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais; ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

O cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou
ou Telegram;

O cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;

Só depois de o cidadão acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que o cidadão escolheu entrará em contato para realizar a transferência. Mesmo nesse caso específico, essa instituição não pode pedir que o cidadão informe seus dados pessoais nem sua senha.

fonte: Poder 360

Compartilhe: