Mato Grosso do Sul deve ter safra recorde com 9,9 milhões de toneladas de soja

A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve crescer 12,5% na safra 2019/2020 em relação à safra passada, alcançando 9,9 milhões de toneladas.

Apesar do atraso no plantio devido a estiagem, que já impacta a colheita, esta deve ser a maior safra de soja que o Estado já teve, atingindo recorde histórico e com possibilidade de alcançar as 10 milhões de toneladas.

A área plantada com o grão aumentou 6,18%, somando 3,1 milhões de hectares e a produtividade que era de 48,1 sacas por hectare na safra 2018/2019, deve chegar a 52,19 sc/ha em 2019/20.

Com esses números, se Mato Grosso do Sul fosse um país, seria o 5º maior produtor de soja do mundo.

Em 2020, o bom resultado da agricultura não está isolado no Estado, sendo que Mato Grosso, Paraná e Goiás também devem ter aumento na produção de soja.

A previsão é que o Brasil alcance neste ano, o patamar de maior produtor de soja do mundo, com 125 milhões de toneladas de soja.

Presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, afirmou que o produtor rural é o grande responsável pelos números positivos e os avanços da agricultura no Estado, destacando a transformação de pastagens degradadas em área produtiva agrícola. “Vemos um movimento forte de migração da pecuária para a produção de grãos e isso aumenta muito a nossa responsabilidade, das entidades representativas e de pesquisa para apresentar métodos e dados eficiente para esses produtores”.

fonte: Priscila Peres – 

Compartilhe: