Taxa de ocupação de pessoas acima dos 60 anos cresceu 18% em MS

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) apontam crescimento de 18% na taxa de ocupação de pessoas acima dos 60 anos em Mato Grosso do Sul nos últimos quatro anos.

O número que em 2015 era de 1.286, saltou para 1.517 em 2018.

Os dados são monitorados trimestralmente, e o comportamento continua positivo para este ano, conforme a economista da Fecomércio, Daniela Teixeira Dias.

“Com a instabilidade econômica, o maior percentual de crescimento do nível de ocupação ocorreu para aqueles com idade entre 40 e 59 anos, e acima dos 60. Um comportamento semelhante foi verificado, quando considerado os resultados acumulados para o ano de 2019, até o 3° trimestre”, pontua.

Apesar de não existir uma lei que determine o quantitativo ou a contratação de pessoas consideradas da terceira idade, o cenário está se modificando, e em Mato Grosso do Sul, muitas empresas reconhecem a importância de completar o quadro de funcionários com perfis que agregam experiência. De acordo com a Funtrab, em Campo Grande existem diversas empresas, que fazem esse tipo de contratação. 

Cenário X Benefícios

Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou aumento na expectativa de vida no brasileiro para 76 anos.

O instituto também aponta que 12% da população no Brasil é composta de idosos, e a expectativa é que até 2050 esse número cresça para 22%.

Para saber mais detalhes sobre o programa da Funtrab e como ofertar vagas para esse perfil de profissionais no Estado, procure a Casa do Trabalhador mais próxima, são 31 unidades no interior do Estado, e uma na Capital.

Compartilhe: