
A 168ª Rodada da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta 3ª feira, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera no 1º turno, com 41,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada.
No entanto, do total de participantes do levantamento, apenas 21,3% se declararam de “esquerda” quando questionados sobre o ponto de vista político.
A pesquisa fez as seguintes perguntas aos entrevistados:
“Se as eleições fossem hoje com os candidatos que estou te mostrando, em quem o(a) Sr.(a) votaria para presidente do Brasil? Como o(a) Sr.(a) se define do ponto de vista político?”.
Quando considerado o ponto de vista político dos participantes, os dados mostram que 40% não se identificam com nenhum espectro político, enquanto 34,9% dizem pertencer à direita e 25,1% à esquerda.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto MDA e entrevistou 2.002 pessoas em todas as regiões do país de 10 a 14 de junho de 2026.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O grau de confiança do levantamento é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-04256/2026…
fonte: Poder 360