Sexta, 3 de julho de 2026 · Campo Grande, MS
Economia

Indústrias de MS já abriram 1.468 novas vagas em 2016

industriaO setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, já abriu 1.468 novas vagas de emprego nos primeiros cinco meses deste ano.

O  levantamento é do Radar Industrial da Fiems. De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, somente no mês de maio, foram criadas 551 vagas, sendo o segundo melhor desempenho registrado nos últimos 27 meses.

Atividades industriais 

Em Mato Grosso do Sul, de janeiro a maio de 2016, ao todo 96 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, proporcionando a abertura de 3.833 vagas.

Entre as atividades industriais com saldo positivo de pelo menos 70 vagas destacaram-se construção de edifícios (+989), construção de rodovias e ferrovias (+536), abate de reses, exceto suínos (+413), obras de terraplenagem (+231), abate de suínos, aves e outros pequenos animais (+161) e preservação do pescado e fabricação de produtos do pescado (+103).

Melhores municípios

Em relação aos municípios, constatou-se que em 45 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a maio, proporcionando a abertura de 2.810 vagas.

Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 60 vagas destacaram-se Três Lagoas (+1.007), Aparecida do Taboado (+313), Água Clara (+221), Paranaíba (+128), Nova Andradina (+119), Mundo Novo (+89), São Gabriel do Oeste (+88), Maracaju (+82) e Iguatemi (64).

Piores municípios

Por outro lado, no mesmo período, em 24 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando a fechamento de 1.342 vagas. Entre as cidades com saldo negativo de pelo menos 60 vagas destacaram-se Campo Grande (-329), Bataguassu (-184), Eldorado (-160), Rio Brilhante (-130), Ponta Porã (-76), Aquidauana (-68) e Bela Vista (-61).