
O Estado de São Paulo registrou, em 2026, os menores índices de criminalidade dos últimos 25 anos.
Os resultados são atribuídos a ações que combinam inovação, tecnologia, inteligência de dados e integração entre as forças de segurança.
O número de homicídios dolosos, por exemplo, caiu 11,3% na comparação do 1º bimestre de 2025 com o mesmo período de 2026.
Passou de 416 casos para 369 casos. Os roubos em território paulista diminuíram 21,4%, na mesma base comparativa, saindo de 30.180 para 23.719 ocorrências.
O programa Muralha Paulista é uma das iniciativas que contribuíram para os resultados.
Cerca de 125 mil câmeras conectadas a sensores e sistemas de monitoramento operam em 228 municípios, de forma integrada.
A análise de dados auxilia as investigações policiais para dar uma resposta mais rápida à população.
A estrutura implementada pelo Estado também combate o esquema financeiro do crime organizado, por meio do Recupera-SP, no qual valores confiscados são investidos na segurança pública.
Cerca de R$ 120 milhões em ativos foram recuperados, e o prejuízo causado aos criminosos é de R$ 3,2 bilhões.
fonte: Poder 360