
Os movimentos de rua acreditam que as manifestações convocadas para a próxima quarta-feira, 7 de setembro, serão as maiores da história do país.
Os organizadores também admitem que os atos de 7 de setembro serão um ato de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Confirmadas manifestações em mais de 300 cidades no Brasil.
Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro serão, com certeza, as maiores, mas teremos atos também em Belo Horizonte, Recife, Vitória, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.
BRASÍLIA
O desfile está previsto para começar às 9h e deverá se estender até as 11h30, são esperadas cerca de 280 mil pessoas.
O evento contará com a presença já tradicional das forças militares, das escolas de Brasília, das escolas militares e até com um grupamento de tratores, além do desfile aéreo da Esquadrilha da Fumaça.
RIO DE JANEIRO
O tradicional desfile cívico-militar acabou sendo cancelado, as comemorações vão se concentrar em Copacabana.
“Demonstração disso eu peço a vocês que seja explicitada no próximo dia 7 de setembro. Estarei às 10h da manha em Brasília num grande desfile militar e às 16h em Copacabana no Rio de Janeiro”, afirmou Bolsonaro.
Em meio a comemoração oficial, haverá uma motociata organizada por apoiadores de Bolsonaro, que sairá do Flamengo até a Praia de Copacabana, com previsão de chegar às 15h.
SÃO PAULO
O Museu do Ipiranga reabre ao público em 7 de setembro, após passar nove anos fechado, e será o principal palco de comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em São Paulo.
A previsão também é de que haja manifestações pró-Bolsonaro na Avenida Paulista no dia 7, a partir das 10h, próximo ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).
Belo Horizonte
Desfile Militar, na Avenida Afonso Pena, em 7 de setembro, pela manhã, e mais os cortejos da Liberdade, pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e na Alameda Travessia, com os Dragões da Inconfidência “acompanhando Dom Pedro I até o Palácio da Liberdade.
À tarde (das 16h às 18h), haverá apresentação dos Dragões e da Banda da PMMG.
Porto Alegre
O bicentenário da Independência do Brasil será celebrado com um desfile especial na Capital. Pela primeira vez, paraquedistas do Exército, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), saltarão sobre o Guaíba. Aproximadamente cinco mil militares e civis desfilarão pela avenida às 10h da próxima quarta-feira.
Salvador
A concentração para o desfile oficial se estenderá da Ladeira da Barra até o Corredor da Vitória, a partir das 6 horas, da quarta-feira, 7, e, de lá, seguirá pela Avenida Sete com a participação de tropas das Forças Armadas, escolas e entidades civis.
Apoio bolsonaro será no Farol da Barra, também a partir das 9h da manhã.
Recife
Grupos como o Endireita Recife, por sua vez, planejam um ato com o tema “Pela nossa liberdade” na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul.
A concentração está marcada para as 14 h, na frente da Praia da Boa Viagem