Em 2022, Bonito conquistou o certificado de 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo.
E as ações continuam.
Durante o Festival de Inverno de Bonito, o governador Eduardo Riedel lançou o projeto “Bonito Eco Criativa”, para incentivar práticas ainda mais responsáveis e ter a comunidade engajada com o turismo.
Com o objetivo de consolidar a cidade de Bonito como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, o projeto será executado por intermédio da Fundtur e terá o apoio de diversos parceiros promovendo práticas responsáveis e sustentáveis que beneficiem tanto a comunidade local quanto o meio ambiente.
Eixos principais
Alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável e políticas climáticas, o foco do projeto ‘Bonito Cidade Ecocriativa’ se baseia em quatro eixos estratégicos: educação, sustentabilidade, economia criativa e inovação.
Na educação, a intenção é gerar oportunidades para os jovens acessarem novos conhecimentos, além de apoiar a qualificação permanente do trade e colaboradores. Os parceiros nessa área são o Sesi, a implementação do curso de robótica na rede municipal, e a SED (Secretaria de Estado de Educação), na implantação da Escola de Hospitalidade e Turismo de Bonito.
Na área de sustentabilidade serão promovidas novas práticas que contribuam para a redução das emissões de carbono no setor do turismo (água, energia, resíduos), em uma parceria com a Green Initiative – certificação de Bonito com Destino de Ecoturismo Carbono Neutro.
Na economia criativa, o “Bonito Eco Criativa” vai apoiar a comunidade em estratégias que incentivem uma governança comunitária efetiva, que permita acesso à cultura e ao lazer e que incentive a economia criativa associada ao turismo, tendo como parceiros a Superintendência Economia Criativa, Sebrae, Semadesc e Prefeitura de Bonito.
E no quesito inovação, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios do destino turístico de Bonito. Os parceiros dessa área são Sesi, Ministério do Turismo e Instituto Ciudades del Futuro.
fonte: Paulo Fernandes, Comunicação
Fotos: Álvaro Rezende
Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Nosso X (Twitter) @mspontocom