À LA VENEZUELA: Lula diz que vai ‘regular’ meios de comunicação caso seja eleito

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República em 2022, retomou a defesa de uma regulação da mídia no Brasil.

Repetindo críticas à imprensa, o ex-presidente afirmou que, caso volte a comandar o Palácio do Planalto no ano que vem, vai “regular os meios de comunicação nesse país”.

“Estou conversando com muita gente, ouvindo muito desaforo, leio muito a imprensa e tem setores da imprensa que não querem que eu volte a ser candidato porque, se eu voltar, eu vou regular os meios de comunicação nesse país”, disse Lula em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador.

Lula passou a contar em sua pré-campanha com o jornalista e ex-ministro Franklin Martins.

Titular da Secretaria de Comunicação Social no segundo governo Lula, entre 2007 e 2010, Franklin Martins foi o responsável por um polêmico projeto que criava um marco regulatório da comunicação eletrônica no País.

Conforme Lula, uma nova normatização teria impacto na produção de conteúdos, “com mais programas regionais” das TVs, que são concessões federais.

Para Wilson Gomes, professor da UFBA e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, a “regulação/controle da mídia” é “um tema tóxico em que não há a menor possibilidade de ganho”. “Só os convertidos, que votariam nele de todo modo, respondem positivamente a esta agenda. Não tem como fazer essa ideia parecer legal”, disse Gomes, no Twitter.

 

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Compartilhe: