Alexandre Garcia escancara a militância da esquerda no jornalismo

Durante sua participação no programa ‘Os Pingos Nos Is’, da Jovem Pan, o jornalista Alexandre Garcia, falou sobre a importância liberdade e dos riscos da censura.

O jornalista falou sobre o modo como opiniões são expostas como a versão real das notícias, e a maneira como a ideologia política interfere nos meios de comunicação.

Como exemplo, Garcia citou uma situação inusitada que vivenciou nos anos 1990:

“As cabeças começaram a ser feitas lá no início dos anos 90, nas faculdades. Um professor disse: ‘eu não estou formando jornalistas isentos e neutros, eu estou formando militantes ideológicos para combater o status quo opressor’. Isso eu ouvi do professor!”

E salientou os riscos da perda de credibilidade do jornalismo, causada pela interferência das opiniões nos fatos noticiados:

“Jamais você [jornalista] é mais importante que o fato, você é um mero repórter que está levando os fatos para as pessoas que confiam em você. […] Hoje o sujeito entra no jornal, e já sai dando opinião. […]

Hoje misturou tudo [opinião e jornalismo], e o que acontece? Desconfiança. A credibilidade é o alicerce, é o patrimônio que sustenta o jornalismo. Se perder a credibilidade, não tem mais nada”.

Compartilhe: