Amigos fazem vaquinha para pagar indenização de jornalista que citou Gilmar Mendes

Um grupo de amigos do jornalista Rubens Valente abriu uma campanha de arrecadação de dinheiro para ajudá-lo a pagar R$ 310 mil em indenização ao ministro Gilmar Mendes do STF.

O repórter foi condenado por citar fatos da vida do ministro no livro Operação Banqueiro, que tem como personagem principal Daniel Dantas, preso em 2008 pela Operação Satiagraha da Polícia Federal.

Gilmar não é protagonista nem tema central do livro, mas alega que teve a honra atingida.

A sentença, reformada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e confirmada pelo próprio STF, em fevereiro, está em fase de execução.

O jornalista diz que não há mentira em nenhuma das citações ao ministro.

“Ele fala constantemente de um trecho do livro que cita suas relações com advogados do banqueiro Daniel Dantas. Eu explico, por exemplo, que a mulher do ministro trabalhava e [ainda] trabalha no escritório de um importante advogado que prestava serviços ao mesmo banqueiro. Há algo equivocado ou fantasioso nisso? Não. É tudo verdade, tanto que já foi amplamente publicado pela imprensa. E isso foi admitido também numa entrevista concedida pela própria mulher do ministro à revista piauí. E mesmo assim sou condenado.”

No livro, Valente conta os bastidores da operação deflagrada pela Polícia Federal em 2004 e que resultou na prisão de empresários, políticos e do banqueiro Daniel Dantas.

Compartilhe: