Campo Grande cria centro de operações de emergências do Coronavírus

Foi criado hoje (17) um Centro de Operações de Emergências (COE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para estabelecer ações de combate e controle à Covid-19, doença provocada pela mutação do corona vírus descoberta em dezembro do ano passado. 

O centro irá utilizar-se do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. 

O COE atuará de forma conjunta com outros órgãos e setores internos e externos à Sesau e terá vigência de seis meses, podendo ser prorrogado por períodos consecutivos, caso haja a necessidade, baseado nos indicadores epidemiológicos. 

Dentre as atribuições do COE-Covid-19 estará a análise de padrões de ocorrências, a distribuição e a confirmação de casos positivos para a doença. O centro também irá elaborar fluxos e protocolos, assistência e laboratório para enfrentamento do vírus na rede pública. 

O COE também deverá capacitar os servidores municipais e de entidades privadas, sendo elas conveniadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que haja um padrão nas medidas tomadas para um aumento nas respostas para a Emergência de Saúde Pública. 

Servidores de todos os setores da Sesau participarão do centro, sendo um representante do gabinete, um de cada uma das superintendências, além da coordenadoria-geral de planejamento e gestão participativa, de vigilância epidemiológica, da rede de Urgências e da unidade de resposta rápida (URR). Participará também a assessoria de imprensa da secretaria e demais áreas, conforme a necessidade. 

Compartilhe: