Carnaval: dicas para foliões não caírem em golpes de bebidas ilegais

O folião do Carnaval precisa continuar atento a algumas dicas para aproveitar o período e torná-lo ainda mais especial e completo.

Uma dessas dicas é redobrar a atenção na hora de comprar bebidas alcoólicas, já que, nesses momentos de euforia, criminosos aproveitam para ludibriar consumidores com a venda de produtos falsificados ou contrabandeados.

O alerta é feito pela Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE.

Segundo o último Relatório de Apreensões da entidade, em 2023, 43% das garrafas apreendidas pelas autoridades e informadas à ABRABE eram falsificadas.

Além dos impactos aos cofres públicos, essas bebidas podem trazer sérios riscos a quem consome.

Por isso, para quem quer curtir o carnaval sem preocupação, a principal dica é ficar atento aos preços muito abaixo da média de mercado. “Escolha canais de vendas de bebidas alcoólicas confiáveis”, sugere Cristiane Foja, presidente-executiva da associação.

Caso o consumidor ainda esteja desconfiando de que o produto adquirido possa ter vindo do mercado ilegal, a associação também oferece outras recomendações.

“Sempre que possível, verifique se o contrarrótulo está em português e se possui o registro do MAPA. Também vale confirmar se a embalagem do produto está em boa condição e o lacre não apresenta nenhum sinal de violação. A bebida ilegal oferece riscos à saúde, ou até a vida, já que você não sabe quais substâncias foram usadas na falsificação”, alerta a executiva.

Além dos cuidados na hora de aquirir bebidas alcoólicas, a ABRABE também chama atenção para celebrar o período com responsabilidade. “Lembre-se de intercalar um copo de água com a sua bebida alcoólica favorita. Alimentar-se bem, beber devagar e sempre com moderação também são dicas valiosas para ter uma experiência memorável de um ótimo carnaval”, completa Foja.

Sobre a ABRABE

Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias. Atualmente, são 36 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais

Compartilhe: