Chamados para 7 de setembro exaltam Bolsonaro e evitam ataques pessoais

Às vésperas do feriado de 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro faziam um esforço final de mobilização para levar público às manifestações.

Além de atos programados para as maiores cidades do país amanhã, os bolsonaristas formam caravanas para dois grandes protestos, em Brasília e São Paulo.

A intensidade das convocações, no entanto, não tem sido acompanhada por beligerância no discurso.

 Embora exaltem a figura do presidente, páginas e grupos na internet têm evitado ataques diretos a desafetos de Bolsonaro, como os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF.

Ao longo da última semana, o UOL examinou imagens e textos feitos por lideranças bolsonaristas em dez páginas ou grupos de Facebook, com número de seguidores entre 50 mil e 2,5 milhões.

As convocações, em geral, têm ostentado lemas genéricos como “Supremo é o povo”, “Pela nossa liberdade” e “Por uma nova independência”.

Os dois maiores grupos de Facebook analisados foram o Movimento Avança Brasil (2,47 milhões de seguidores) e o Nas Ruas (1,08 milhão).

Da última segunda-feira, dia 30, as duas páginas juntas fizeram mais de 30 publicações em texto, imagem ou vídeo com chamados para as manifestações. Nenhum deles pedia diretamente a destituição de Moraes, Barroso ou de qualquer outro ministro.

Compartilhe: