Cloroquina é adota a pacientes de Covid-19 pelo governo de Mato Grosso do Sul

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) está distribuindo dois medicamentos que podem ser utilizados, a critério médico, no tratamento de pacientes da Covid-19: cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 400 mg.

De um total de 16 mil comprimidos de cloroquina recebidos do Ministério da Saúde, 13.406 já foram entregues aos municípios.

O Estado já solicitou mais 15 mil comprimidos da cloroquina e adquiriu, com recursos próprios, 119.460 unidades de hidroxicloroquina.

A Resolução, assinada pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e pelo presidente do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) Rogério Santos Leite, determina que as Secretarias Municipais de Saúde definam “os fluxos de solicitação e distribuição dos medicamentos para os serviços ambulatoriais e hospitalares dos seus municípios”.

Distribuição


A decisão tomada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) leva em consideração a recomendação para tratamento farmacológico com cloroquina 150 mg /e com a hidroxicloroquina 400 mg na Covid-19, publicada pelo COE/MS (Centro de Operação de Emergências de Mato Grosso do Sul).

Também se justifica em dois aspectos: primeiro, que o Ministério da Saúde realizou a compra centralizada do medicamento cloroquina 150 mg, com distribuição regular às Unidades Federativas, incluindo Mato Grosso do Sul; segundo, que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul realizou a compra do medicamento hidroxicloroquina 400 mg.

fonte: Ricardo Minella, SES

Compartilhe: