Conectando Vidas: Projeto vai facilitar contato entre pacientes covid e familiares em MS

Com objetivo de reduzir a angustia e a ansiedade de familiares por notícias de pacientes internados acometidos pelo coronavírus, o Projeto ‘Conectando Vidas: comunicação em tempo de Covid’ chega à Mato Grosso do Sul e permanece até dezembro.

A intenção do Conectando Vidas é contribuir e melhorar o fluxo da comunicação entre os profissionais de saúde e as famílias dos pacientes, diminuindo assim, o distanciamento, considerando que as visitas aos pacientes de sars-cov 2 estão suspensas.

O projeto também visa atender aquelas famílias que moram distantes e que não podem ir até ao Hospital.

O Projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI – SUS), uma ação do Ministério da Saúde (MS) em parceria a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês para o fortalecimento do SUS

O Projeto

O HRMS vai receber três assistentes de comunicação com 15 tabletes com internet que facilitarão a comunicação por meio de vídeo-chamada entre o paciente e a família. Uma assistente também vai atender à Santa Casa de Campo Grande, escolhida para participar do projeto, onde será enviada cinco tabletes com internet que ficarão posteriormente, para as unidades hospitalares. Quanto aos boletins virtuais será oferecido treinamento para médicos e à equipe multidisciplinar.

Os assistentes farão a implantação dos fluxos de comunicação virtual definidos entre pacientes internados em unidades de internação e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e suas respectivas famílias. Farão o alinhamento com as equipes dos hospitais do SUS em relação aos processos de comunicação a serem realizados. E acionarão os familiares indicados pelos pacientes para explicação do fluxo de contato.

Eles ainda deverão fazer cadastro dos contatos em dispositivos de comunicação e agir como facilitadores na efetivação das vídeo-chamadas entre pacientes e familiares, bem como, fazer o apoio na supervisão da iniciativa de comunicação e registro das ligações efetuadas e controle de indicadores referentes ao controle da iniciativa de comunicação.

Os familiares também recebem informações por meio de um boletim disponibilizado em um grupo de aplicativo facilitando a comunicação entre as equipes e as famílias. As visitas voltaram apenas para pacientes não covid.

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