Conselho aprova estudos de implantação da infovia digital em Mato Grosso do Sul

O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parceria Público-Privada aprovou os estudos técnicos de viabilidade do Projeto Infovia Digital.

O Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) do Governo do Estado já se prepara para o próximo passo, que será a realização da Consulta e Audiência Pública.

Já a última etapa, a licitação do projeto, será realizada pelo bolsa de valores B3, em São Paulo, mas ainda sem data definida.

Projeto

Com a Infovia Digital, o Governo vai oferecer o transporte de dados por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade a todas as suas unidades administrativas, incluindo escolas estaduais e postos policiais espalhados pelos 79 municípios do Estado.

De acordo com a composição do projeto, serão implantados 6.950 km de fibra óptica, fornecidos 15.000 equipamentos para ramais IP (sistema de telefonia digital que utiliza protocolo de internet para transmitir voz), além da disponibilização de wi-fi gratuito para 119 praças públicas e a construção do Centro de Operações de Rede (COR) em Campo Grande.

Com a expectativa de beneficiar até 1,7 milhão de habitantes, o projeto terá 1.500 pontos de acesso nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, atendendo todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, entre eles as secretarias, autarquias, fundações, escolas, universidades estaduais, agências fazendárias, hospitais regionais, estabelecimentos penais, delegacias de polícia, defensorias públicas e procuradorias do Estado.

Compartilhe: