Conta empresarial no Instagram: dicas para empreendedor

Existem várias vantagens em fazer um perfil comercial no Instagram.

A principal é a quantidade de usuários que essa rede social tem, sendo a maior do mundo e a preferida dos brasileiros.

 Se você pensou que para marcar presença digital nas redes, bastava abrir uma conta comum no Instagram, a gente precisa te avisar que não é bem assim.

O seu negócio alcança resultados muito mais expressivos quando você usa a modalidade certa para ele: o Instagram para empresas.

Por que usar o Instagram para empresas e não uma conta pessoal?

A resposta está nos recursos disponíveis.

Segundo Andrea Avedissian, Gerente de Marketing da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores, quando você abre uma conta ou migra para essa condição específica, fica mais fácil realizar um bom trabalho de marketing digital.

Aqui está um guia para ajudar sua marca a se destacar na plataforma:

  1. Defina seus objetivos: Comece definindo claramente o que você deseja alcançar no Instagram. Isso poderia ser: aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego para o seu site, aumentar as vendas ou interagir com seu público-alvo. Compreenda quem é seu público-alvo: idade, interesses, comportamentos, localização, etc. Isso ajudará a criar conteúdo que ressoa com eles.

  1. Crie um perfil atraente e estratégico: A bio – descrição que você coloca para o seu negócio e ramo de atuação – de seu perfil empresarial deve ser concisa, informativa e refletir a personalidade da marca. Uma dica preciosa é, além de adicionar sobre o assunto que você vai ensinar, é como você pode ajudar os seus seguidores. As pessoas precisam entender porque é interessante seguir aquela conta. Por exemplo, se for uma loja de roupa, um caminho é mostrar na bio que as roupas são versáteis, atemporais e que combinam com qualquer look, algo como “Roupas versáteis, atemporais e que você precisa ter no guarda-roupa”, além da localização, contatos, etc.

Use também uma foto de perfil reconhecível e um nome de usuário relacionado ao nome da marca.

Planeje o tipo de conteúdo que você compartilhará. Isso pode incluir fotos de produtos, bastidores, histórias dos bastidores, depoimentos de clientes e conteúdo relacionado ao seu setor.

Mantenha uma estética visual consistente para uma aparência coesa, ou seja, nada de fotos pessoais, como de viagens e lazer na conta destinada para o seu negócio.

  1. Use hashtags de forma estratégica e publique com constância: Pesquise e use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade do seu conteúdo para um público mais amplo. Evite usar apenas as hashtags mais populares; escolha algumas específicas do seu nicho. Além disso, é essencial manter uma presença ativa, postando regularmente. Obviamente, sempre entendendo o que funciona para o seu público, para isso, não tem jeito, a receita é teste e persistência: Postou um tipo de vídeo que bombou? Siga nesse estilo. Postou algo que falhou demais? Procure outros formatos.

  1. Use o recurso Stories e Interaja com seus seguidores: Com certeza os stories são ótimos para mostrar produtos ou serviços, mas ninguém quer ver apenas isso. A ideia é deixar tudo mais fluido, então mostre coisas legais do seu dia a dia, como: bastidores, memes, indicações diversas e o que mais fizer sentido para a sua estratégia e negócio. Use o recurso para compartilhar atualizações, ofertas exclusivas, enquetes, por exemplo. Isso ajuda a manter os seguidores interessados e engajados.

Responda a comentários, mensagens diretas e interaja com o conteúdo dos seus seguidores. Isso constrói um relacionamento mais forte com sua audiência.

  1. Interaja com seus seguidores e pense em parcerias: Outro ponto é buscar colaborações com influenciadores ou outras marcas relevantes, que podem ajudar a expandir seu alcance. Certifique-se de que as colaborações se alinhem aos valores da sua marca.

  1. Acompanhe as métricas e análises e avalie o investimento em anúncios: Acompanhe as métricas de desempenho, como envolvimento, alcance e crescimento de seguidores. Use essas informações para ajustar sua estratégia conforme necessário. A promoção de anúncios é a única funcionalidade que não é gratuita na ferramenta. Mas você pode definir o orçamento que couber no seu bolso na hora de promover o seu perfil. Inclusive, nos primeiros anúncios, dê preferência para fazer testes com valores mais baixos para sentir primeiro como o público se comporta com a sua propaganda. O mais legal aqui é que você pode promover os posts do feed ou stories que deram mais resultados organicamente. Mas se quiser criar algum conteúdo especial e diferente como anúncio, você pode também.

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