Dicas do Sebrae para vender produtos de forma não presencial

O Sebrae/MS convidou o especialista Fred Rocha para dar dicas sobre como vender de forma não presencial em uma “live” – transmissão ao vivo – no Instagram da instituição.

Para os interessados no conteúdo, um vídeo também foi disponibilizado no Youtube.

Na transmissão, ele explicou os diferentes tipos de vendas não presenciais e reforçou a importância dos empresários entenderem as necessidades atuais dos clientes.

Como vender
Primeiramente, o especialista disse que a venda não presencial é aquela onde o cliente não está presente, e existem dois tipos: a automática, onde é dispensada a presença humana para a venda ser efetivada, e a manual, que precisa deste contato.

Falando sobre os tipos automáticos, ele destaca a existência de dois canais principais: lojas virtuais, o chamado e-commerce, ou os marketplaces – uma espécie de shopping virtual onde o pequeno negócio também pode cadastrar o seu produto e vendê-lo, como na Amazon, Magazine Luiza, entre outros.

“O grande diferencial da internet é que não tem um funcionário para explicar como funciona o produto, por isso o empresário precisa investir em conteúdo para explicar isso e como ele pode facilitar a vida do cliente”, destaca Fred Rocha.

Já a venda não presencial manual pode ser feita via telefone e pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. “Todos os pontos de contato onde tem interação com o cliente são formas de fazer a venda não presencial. Sempre tratamos esses canais como de comunicação e não pontos de venda. Não podemos utilizá-lo mais apenas para levar o cliente para a loja”.

Vale lembrar que cada rede social tem uma característica própria, então é preciso entender a linguagem delas para se comunicar com o público. “Responda rapidamente e seja ativo, não adianta abrir lojas e esperar o cliente entrar, a mesma lógica vale para as redes sociais”, orienta Fred Rocha.

Por fim, para continuar vendendo neste período de crise, é preciso buscar formas de ajudar as pessoas e entender as necessidades que o isolamento social trouxe. “Como posso ajudar as pessoas através do que vendo, e agora dentro de casa? Como o produto ou serviço pode fazer a vida da pessoa melhor? Por exemplo, ninguém vai comprar roupa de festa agora, mas é um bom momento para vender pijama”.

Mais Conteúdo
Para os interessados em mais conteúdos, o Sebrae/MS realiza nesta quinta-feira (26) uma transmissão no Instagram, às 15h, agora com a participação de instituições bancárias. Serão abordados assuntos como atendimento no período do Coronavírus e linhas de crédito para pequenos negócios. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

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