Educação: Instituto Ayrton Senna participa de lançamento internacional de estudo da OCDE

Em 26 de abril, será lançado o estudo “Social and Emotional Skills: Innovative tools for direct assessment” (Competências socioemocionais: ferramentas inovadoras para avaliação, em tradução livre) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O relatório será divulgado em primeira mão no Brasil na Bett Educar.

O Brasil participou da coleta dos dados do estudo pela primeira vez, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

O município de Sobral foi escolhido e participaram estudantes entre 10 e 15 anos de idade, respondendo a questões sobre como as competências se relacionam com os fatores do ambiente doméstico, escolar e comunitário desses estudantes. Cerca de 2500 alunos responderam ao questionário de forma online. Além dessa amostra, também foram aplicados questionários aos pais e/ou responsáveis, bem como aos professores e aos diretores das escolas onde esse público da pesquisa foi selecionado.

Na Bett, o relatório será divulgado no painel ‘Como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?’, em que marcará nacionalmente a divulgação do estudo e contará com a presença de Karen Teixeira, gerente de projetos do eduLab21, laboratório de ciências para a educação  do Instituto Ayrton Senna.

O debate também terá a participação de Herbert Lima, secretário de educação do município de Sobral (CE), com mediação do jornalista Antônio Gois. A BETT Educar, um dos mais influentes da América Latina, atrai anualmente mais de 270 empresas líderes nacionais e internacionais, além de 26 startups de EdTech, reunindo mais de 29 mil participantes da comunidade educacional, empresarial e gestores públicos. Seu propósito é debater e moldar o futuro da educação.

“O estudo SSE é uma das primeiras pesquisas internacionais em larga escala sobre a temática socioemocional. Ele se propõe a avaliar as competências socioemocionais, investigar fatores que favorecem ou dificultam seu desenvolvimento e também a relação entre o socioemocional e resultados importantes na vida dos estudantes, como sucesso acadêmico, menores taxas de absenteísmo, saúde e bem-estar, entre outros”, comenta Karem.

Segundo explica Karen, em 2023 o Instituto Ayrton Senna fez a implementação do estudo no município de Sobral (CE), sendo essa a primeira participação brasileira como campo do estudo principal. “Resultados de um estudo dessa magnitude são de grande contribuição para disseminar a importância das competências socioemocionais, compreender como elas podem beneficiar a vida dos estudantes de forma ampla e orientar, com base em evidências, políticas que visem seu desenvolvimento integral”, conclui.

Na mesma data, a OCDE também fará o lançamento mundial do relatório em Sofia, na Bulgária, que terá a participação de Raquel Teixeira, secretária de educação do estado do Rio Grande do Sul e membro do conselho consultivo do eduLab21.

Esses dados serão fundamentais para orientar líderes e profissionais da educação na criação de políticas que promovam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, foco, determinação, resiliência emocional, empatia e confiança para preparar crianças e jovens para o hoje e o amanhã, e atuando para que os jovens se tornem protagonistas e agentes da transformação social.

Instituto Ayrton Senna como referência para a educação socioemocional no país.

Reconhecido como um centro de inovação em educação, o Instituto atua como um importante agente na promoção do debate e na condução de pesquisas sobre habilidades socioemocionais no Brasil. Seu trabalho contribuiu para a inclusão dessas competências nos currículos escolares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco histórico para a educação brasileira.

Através do eduLab, o Instituto realizou em 2021 o mapeamento socioemocional, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC), que contou com a participação de 642 mil estudantes.  Divulgado em abril de 2022, o resultado mais impactante dessa pesquisa foi constatar que 69% dos estudantes do 5 º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio relataram sintomas de depressão e ansiedade.

Lançamento Nacional:

Evento: Bett Educar 2024

Objeto:  Relatório da OCDE: como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?

Participantes: Karen Teixeira, eduLab21, Herbert Lima, Sobral (CE)

Painel: 26/04, 15h30 às 16h30 – Auditório Ed. Pública.

Mediação: Antônio Gois

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