Enquanto o Supremo Tribunal Federal brasileiro garante impunidade e revisão de multas dos empresários envolvidos na maior roubalheira da história do país, os processos vão em sentido contrário nos Estados Unidos, confirmando as apurações da Lava Jato.
Acusado pela força-tarefa de ter lesado a Petrobras durante os governos do PT, o Grupo Trafigura se declarou culpado por uma década de suborno no Brasil, ao firmar um acordo de confissão com o Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) dos EUA em um tribunal federal de Miami nesta quinta-feira, 28.
A Trafigura violou os dispositivos antissuborno da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA, na sigla em inglês), pagará uma multa criminal de 80,4 milhões de dólares e terá 46,5 milhões de dólares confiscados.
“Por mais de uma década, a Trafigura subornou autoridades brasileiras para obter negócios ilegalmente e obter mais de US$ 61 milhões em lucros”, disse a vice-procuradora-geral adjunta Nicole M. Argentieri, chefe da Divisão Criminal do DOJ.
“A confissão de culpa de hoje sublinha que, quando as empresas pagam subornos e prejudicam o Estado de Direito, enfrentarão sanções significativas. O Departamento continua determinado a combater o suborno estrangeiro e responsabilizar aqueles que violam a lei.”
fonte: O Antagonista