Especialista dá dicas para mulheres conciliarem maternidade e carreira

Conciliar maternidade e carreira é um dos maiores desafios para o público feminino no ambiente corporativo.

Um estudo de 2022, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a consultoria Mercer, revelou que apenas 18% das profissionais em posições de comando no Brasil têm filhos, enquanto, entre os homens em funções semelhantes, o percentual é de 35%.

O dado evidencia o impacto da maternidade na trajetória profissional de mulheres. O equilíbrio entre os cuidados com os filhos e as responsabilidades profissionais exige habilidades de organização, apoio e, principalmente, compreensão das necessidades de ambas as esferas.

Como conciliar maternidade e carreira profissional?

Para muitas mães, as demandas da vida profissional e a criação dos filhos podem se transformar em uma verdadeira equação de tempo e esforço.

Contudo, com algumas estratégias, é possível alcançar um equilíbrio que beneficie tanto a carreira quanto o bem-estar familiar.

Karen Miura, executiva de sucesso, fundadora da comunidade Maternidade Executiva e mãe de cinco filhos, lançou, na última segunda-feira (2), na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro Maternidade Executiva – De janeiro a dezembro, porque aqui não tem férias!”.

A obra é destinada a mulheres que buscam equilibrar a maternidade com o sucesso na carreira corporativa.

Confira algumas dicas de como equilibrar vida de mãe e carreira profissional, segundo Karen:

1 – Tenha uma rede de apoio
Contar com familiares ou serviços externos ajuda a dividir responsabilidades. Karen destaca o suporte do cônjuge como fundamental para gerenciar demandas pessoais e profissionais.

2 – Escolha flexibilidade
Optar por empresas com políticas de horário flexível e trabalho remoto pode facilitar a rotina.

3  – Não esqueça do autocuidado

Reserve momentos para o autocuidado. Cuidar de si mesma ajuda a manter a energia e a motivação, que serão fundamentais para enfrentar os desafios, tanto maternos, como profissionais.

4 – Use a tecnologia como aliada
Ferramentas digitais otimizam a gestão do tempo, permitindo que mães priorizem tarefas importantes tanto em casa quanto no trabalho.

5 – Priorize o equilíbrio
Miura acredita na construção de um futuro corporativo mais integrado, onde a parentalidade seja vista como parte do crescimento profissional e pessoal.

Sobre Karen Miura

Executiva visionária com mais de 25 anos de experiência em big four, multinacionais e empresas de tecnologia, Karen tem formação em Direito e Contabilidade, é pós-graduada em Tax Litigation pela PUC-SP e atualmente cursa MBA em Finanças e Controladoria pela USP, além de Ciências da Computação para Negócios em Harvard. Mentora na W-CFO Brazil, líder do Comitê Técnico de Finanças e Controladoria da WLF- Woman Leaders in Fintechs, membra ativa do IBEF SP e da Diversity on Board – DoB.

Continue ao nosso lado. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: