EUA amplia críticas à China e se oferece para financiar 5G no Brasil

Em campanha contra a presença da empresa chinesa  no leilão de 5G no Brasil, os Estados Unidos estão dispostos a financiar “qualquer investimento” no setor de telecomunicações brasileiro.

Em visita ao Brasil, uma delegação de autoridades norte-americanas deixou a diplomacia de lado, atacou a China e deixou claro que espera que o Brasil escolha empresas de outras nacionalidades para a construção de sua infraestrutura 5G.

 “A China não apoia (o acesso à informação), veja o que eles fizeram com Hong Kong. Os Estados Unidos estão preocupados em como os chineses vão usar os dados e a tecnologia para assuntos de estado, não para os usuários dessa tecnologia”, disse o diretor sênior interino para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Joshua Hodges .(foto).

Hodges disse que os Estados Unidos querem mostrar que podem ser um parceiro de benefício mútuo para o Brasil e que quer fortalecer o País, e não “minar a soberania brasileira”, em referência aos chineses.

“Diferentemente da China, não estamos aqui com ameaças, estamos oferecendo alternativas. Não estamos dizendo ‘não façam negócios com a China’, queremos encontrar outros parceiros para o Brasil e fortalecer nossa aliança com os brasileiros”, afirmou.

 

fonte: O Estado

. FOTO GABRIELA BILO / ESTADAO

Compartilhe: