Fiems inicia discussões para implantar o Observatório da Indústria de MS

O Sistema Fiems poderá contar com um observatório para apoiar indústrias, governos e organizações na tomada de decisões baseadas em dados e inteligência.

O pontapé inicial do projeto foi dado nesta terça-feira pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen.

O líder empresarial recebeu no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, representantes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) para compartilhar experiências de sucesso de observatórios estaduais.

O presidente da Fiems defendeu a importância de compartilhar casos de sucesso entre as federações estaduais para atender cada vez melhor o empresariado, que tem se mostrado mais exigente.

Esse foi o primeiro de seis encontros, presenciais e remotos, que serão realizados até dezembro.

Iniciativa traz dinamismo para a indústria, diz gerente do Observatório Nacional

Em maio deste ano, a CNI lançou o Observatório Nacional da Indústria, que articula esforços entre as federações estaduais e ajuda os industriais brasileiros a manterem a competitividade das empresas por meio da análise de dados.

Para Marcelo Bispo, a CNI vê com bons olhos a iniciativa da Fiems em aderir à rede de observatórios da indústria.

Ceará, Paraná e Santa Catarina são os três modelos mais bem-sucedidos de observatórios que estão sendo apresentados pela CNI nas rodadas de mentoria.

Sobre a atuação dos observatórios da indústria

A partir das demandas apresentadas por empresas e governos, a equipe do observatório ajuda a responder perguntas relacionadas à economia industrial.

Empresários que precisam tomar decisões recorrem ao observatório para elaborar estratégias de vendas, conhecer a movimentação dos concorrentes ou as novas tendências tecnológicas que impactam nos negócios. Governantes buscam a análise de dados para definir prioridades de investimento ou acompanhar a efetividade das políticas públicas já implementadas.

Compartilhe: