Google pede à Câmara que deixe ferramenta de busca fora da PL das fakes news

O Google pediu  à Câmara que deixe as ferramentas de busca fora da lista de plataformas digitais que deverão ser reguladas no PL das Fakes News.

As ferramentas foram incluídas na proposta por sugestão de entidades civis e consta da versão provisória que circula entre parlamentares, instituições de pesquisa, ONGs, associações e especialistas em internet.

A sugestão já foi absorvida pelo coordenador do grupo de trabalho que analisou o PL na Câmara.

O Google reconhece a importância de discutir a questão da desinformação e trabalhamos todos os dias, em conjunto com a sociedade, para combater este problema. Porém não acreditamos que incluir a Busca do Google e outras ferramentas de pesquisa no projeto de lei seja o melhor caminho. Pelo contrário, a inclusão pode colocar em risco a capacidade de milhões de brasileiros de encontrar o que precisam na internet e tomar decisões mais informadas todos os dias”, diz a plataforma.

A empresa também defende que a inclusão de mecanismos de pesquisa no projeto de lei “reduziria drasticamente” o papel que a busca desempenha hoje no “combate à desinformação”.

Outro argumento utilizado pela plataforma é o de que ferramentas de busca não são redes sociais.

Compartilhe: