Desde a posse em janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro reduziu o apoio a Globo financeiramente.
Um levantamento informal aponta que só a TV Globo recebia em publicidade direta do governo federal (sem contar estatais e outros órgãos) entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões anuais nos governos finais de Lula, Dilma e Temer.
Isso representaria de 4% a 5% dos R$ 10 bilhões de faturamento só da TV (não de todo o grupo Globo, que está na casa dos R$ 13 bilhões).
Pois com Bolsonaro esse valor estaria hoje no máximo em 10% disso: R$ 40 milhões.
Essa quantia não deve ficar muito longe do que o governo deve gastar em publicidade este ano na Record e no SBT.
Desde o ano passado a Secretaria de Comunicação (Secom) tem fechado as torneiras para a Globo e todo seu grupo.
A emissora tem respondido ao momento atual com corte de custos, mas ainda com investimentos pesados em outras plataformas.
O Grupo Globo tem investido pesado em outras mídias, como o streaming e segue presente e investindo na TV paga.
fonte: Parte da reportagem de Ricardo Feltrin, UOL