Idealizadores do plano real já ensaiam rompimento com Lula

Três economistas chamados de ‘pais do Real’, por terem participado da elaboração do plano que deu origem à atual moeda brasileira — Pedro Malan,  Arminio Fraga e Edmar Bacha divulgaram uma carta aberta no jornal Folha de S.Paulo em que manifestam suas preocupações e alertas sobre os recentes posicionamentos do presidente eleito Lula a respeito das diretrizes econômicas do futuro governo.

O trio afirma que também compartilha da mesma “preocupação social” petista, mas ressalta que é preciso cuidado para não criar “problemas maiores” à população de baixa renda.

” O desafio é tomar providências que não criem problemas maiores do que os que queremos resolver”, diz parte do documento.

Fraga, Malan e Bacha reafirmam que “responsabilidade fiscal não é obstáculo” para que o governo federal consiga prover uma distribuição de renda aos necessitados.

“Desculpe-nos a franqueza. Como o senhor sabe, apoiamos a sua eleição e torcemos por um Brasil melhor e mais justo”, concluem.

A manifestação de parte dos pais do Real, ocorre horas após Lula minimizar a importância das oscilações de mercado, as cotações da moeda norte-americana e a PEC que prevê um gasto de R$175 bilhões fora do teto de gastos com prazo indeterminado.

Compartilhe: