IFMS abre inscrições para 689 vagas em cursos gratuitos de idiomas

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para cursos de línguas, ofertados nos dez campi da instituição.

No total, estão abertas 689 vagas para Espanhol, Inglês e Libras nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso em 2023.

A disponibilidade varia de acordo com o município e se há turmas iniciantes (nível I) e em andamento.

A seleção será por meio de sorteio eletrônico.

Para os interessados em ingressar nas turmas em andamento é necessário também realizar a prova de nivelamento.

O edital, com as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

 Os cursos ofertados, o número de vagas e o horário das aulas podem ser consultados no anexo II do documento.

Inscrições

 São gratuitas e podem ser feitas  na Página do Candidato. O prazo termina no dia 2 de dezembro.

Sorteio e nivelamento – A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico, conforme descrito no edital de abertura. Caso o candidato não possua conhecimento algum da língua ofertada, deverá se inscrever na turma “Básico – Nível I” e, dessa forma, não precisará fazer prova de nivelamento.

Já os candidatos para vagas das turmas em andamento precisam fazer a prova normalmente, que avalia o conhecimento prévio no idioma. O teste será on-line entre os dias 7 e 15 de dezembro, sendo que a convocação será publicada anteriormente.

Cronograma – Em 4 de janeiro acontecerá o sorteio, tanto para as turmas iniciantes quanto para as que estão em andamento.

O resultado preliminar, com a classificação de todos os inscritos, será divulgado no dia 6. Já a classificação final e a primeira chamada estão previstas para 10 de janeiro, com matrículas a partir do dia seguinte. As aulas começam em fevereiro do ano que vem.

Cenid – O Centro de Idiomas oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização no IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.

Compartilhe: