IFMS firma parcerias com universidades de Portugal e Espanha

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmou, recentemente, Acordos Gerais de Cooperação Internacional com as universidades de Aveiro, em Portugal, e de Salamanca, na Espanha, que preveem, entre outras ações, a oferta de cursos de doutorado na área de Informática aos docentes da instituição.

Os termos foram finalizados no início deste mês, durante missão internacional do reitor Luiz Simão Staszczak.

“Oferecemos cursos técnicos em Informática nos dez campi, além de cursos de graduação nessa área na maior parte das unidades, por isso a demanda por doutorado entre os nossos docentes é uma realidade. Além disso, a titulação stricto sensu dos professores é de extrema importância tanto para avaliação de nossos cursos superiores pela Capes quanto para futuras implantações de programas de pós-graduação no IFMS”, ressaltou o reitor.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha, o próximo passo será elaborar os planos de trabalho, o que será feito conjuntamente entre as instituições parceiras.

O acordo com a Universidade de Aveiro foi assinado durante a visita do reitor à Portugal. Já o de Salamanca encontra-se em processo de tramitação no departamento jurídico da universidade para definição do foro.

Também fez parte da agenda no exterior uma visita ao Instituto Politécnico de Bragança, onde dez estudantes do IFMS fazem estágio atualmente.

Os representantes do Instituto Federal conversaram sobre a prospecção de projetos nas áreas de Informática e Agricultura para possível realização de trabalhos conjuntos.

Outra visita foi realizada ao Instituto Politécnico do Porto para a aula inaugural da terceira turma de servidores técnico-administrativos do IFMS no mestrado em Assessoria de Administração. Também ocorreram reuniões para tratativas sobre a possível abertura de novas turmas.

Além do reitor, participaram da missão internacional os diretores-gerais dos campi Dourados e Naviraí, Carlos Vinícius Figueiredo e Matheus Bornelli, respectivamente, e o assessor de Relações Internacionais.

Compartilhe: