Importante parceiro comercial, MS vê com otimismo eleição de Biden nos EUA

Com a vitória do candidato Democrata, Joe Biden, um novo cenário se desenha para a comercialização em todo o Mundo.

Como o país é grande parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, para a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura) é importante a permanência da relação de compra e venda com o país norte-americano.

De acordo com o titular da pasta, Jaime Verruck, o fortalecimento do setor produtivo nos últimos anos faz com que o Estado mantenha espaço de negociação com o novo estilo de Governo.

Sobre a questão ambiental, Verruck pondera: “Por outro lado, Biden anunciou apoio, inclusive financeiro, no que se refere ao desmatamento ilegal e outras ações. Pode haver uma linha mais negocial do EUA com o mundo e Brasil poderá se beneficiar com isso”.

Na avaliação do secretário o Estado deve continuar e até mesmo ampliar negociações com os EUA. “Mato Grosso do Sul com os Estados Unidos tem espaço nas vendas de carne bovina e na tilápia somos os principais exportadores e os Estados Unidos nosso principal mercado, então a nossa expectativa é de ampliar as vendas.

Segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de janeiro a setembro deste ano, as exportações de produtos de Mato Grosso do Sul para os Estados Unidos renderam uma receita de US$ 187,2 milhões de dólares, sendo o terceiro principal destino das nossas exportações.

Os principais produtos que durante esse período negociamos com os Estados Unidos, foram: Pasta química de madeira de não conífera, à soda ou sulfato, semibranqueada ou branqueada; Carnes de bovino, desossadas, congeladas e Filés de tilapias (frescos, refrigerados ou congelados).

No mesmo período, Mato Grosso do Sul desembolsou US$ 67,9 milhões para aquisição de produtos oriundos dos Estados Unidos, o quarto maior fornecedor internacional para o Estado.

Os três maiores tipos de aquisição são referentes à produção agrícola: Diidrogeno-ortofosfato de amônio, inclusive misturas com hidrogeno-ortofosfato de diamônio; Outros adubos ou fertilizantes minerais ou químicos contendo nitrogênio e fósforo e Hidróxido de sódio (soda cáustica) em solução aquosa.

fonte: Ana Brito, Subcom

Fotos: Edemir Rodrigues/Fotos Públicas

Compartilhe: