Indicação de Marques ao STF não agrada grupos de apoiadores de Bolsonaro no WhatsApp

A indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para o STF causou insatisfação, segundo mensagens publicadas em grupos bolsonaristas do WhatsApp, e quebrou o silêncio habitual diante das polêmicas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

A conclusão é do pesquisador David Nemer, da Universidade da Virgínia, nos EUA, que monitora a atuação de bolsonaristasno aplicativo de troca de mensagens desde 2017.

Segundo Nemer, foi possível identificar uma série de críticas nos grupos, principalmente após a publicação de notícias sobre inconsistências no currículo de Marques.

De acordo com Nemer, o link de um site que citou reportagem do Estadão sobre o currículo circulou em pelo menos 12 grupos.

Também houve reproduções de um texto intitulado “País de falsários? Kassio Nunes mentiu sobre curso e plagiou dissertação”, publicado por um site conservador.

Além disso, um texto do site bolsonarista Brasil Sem Medo exibia um questionamento: “como pode alguém que conseguiu o doutorado há apenas 10 dias já ter no currículo dois pós-doutorados?”.

Em um grupo denominado “Bolsonaro Eleito”, um integrante chamou a escolha de Marques de “o pior erro de Bolsonaro”.

No mesmo grupo, outra postagem dizia que um site que o autor da mensagem considera “progressista” (Diário do Centro do Mundo) estava defendendo Marques e que isso era “preocupante”.

Segundo Nemer, foram os evangélicos e os blogueiros da ala mais radical bolsonarista que impulsionaram as críticas a Marques.

O professor havia feito um levantamento em 75 grupos no dia 5, três dias após Bolsonaro indicar Marques ao STF.

fonte: Breno Pires, O Estado de S.Paulo

Compartilhe: