Indústria de transformação de MS está entre as cinco do País que mais cresceram na última década

Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados brasileiros com maior crescimento no valor adicionado pela indústria de transformação em todo o País, conforme levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Nos últimos dez anos, a indústria de transformação sul-mato-grossense saltou seis posições no ranking nacional, saindo da 18ª colocação para a 12.ª.

Na avaliação do presidente da FIEMS, Sérgio Longen, os números são positivos e Mato Grosso do Sul seguramente estará, nos próximos levantamentos, entre os dez principais estados brasileiros em relação ao valor produzido pela indústria de transformação.

“A indústria vem se diversificando cada vez mais, vem ocupando os municípios e vem gerando empregos. Os números são muito satisfatórios. A indústria vai bem, apesar da pandemia”.

Indústria tem a maior participação no PIB de Mato Grosso do Sul

Na última década, a indústria também foi o segmento econômico que mais aumentou a sua participação no PIB sul-mato-grossense e atualmente é o setor com a segunda maior participação no PIB estadual, de acordo com levantamento do Radar Industrial da FIEMS. Entre os estados da Região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul é aquele com a maior participação da indústria no PIB estadual.

No período dos últimos 10 anos, a indústria sul-mato-grossense fez o caminho inverso, quando comparada com a participação da indústria nacional. Enquanto a indústria de MS aumentou sua participação no PIB estadual de 18% para 22%, a indústria nacional teve sua participação no PIB brasileiro reduzida de 26% para 22%.

Compartilhe: