Lula caminha para se tornar um pária internacional, dizem analistas

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Israel o afastam ainda mais de um contexto de liderança internacional e podem levá-lo ao caminho de se tornar um pária internacional.

Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, ao comparar os ataques israelenses na Faixa de Gaza ao Holocausto Lula “mancha” a tradicional diplomacia brasileira.

“É possível que nos tornemos párias internacionais a partir de agora, com as diversas declarações deste governo”, disse o cientista político e diretor de projetos do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais, Marcelo Suano.

“Essa declaração (de Lula) não traz nenhum benefício concreto para as metas de política internacional do Brasil, mas pode trazer uma série de prejuízos”, avalia Elton Gomes, professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Afastamento do Brasil das discussões internacionais

Lula passou a acumular críticas de países europeus e dos Estados Unidos.

Diante do conflito no Oriente Médio, o brasileiro chegou a se colocar à disposição para intermediar uma solução pacífica para a guerra, mas acabou fora das discussões.

fonte: Gazeta do Povo

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso twitter: @mspontocom

 

 

Compartilhe: