Mato Grosso do Sul : Termelétrica em Campo Grande volta a operar em 2020

Depois de ficar dois anos sem operações, a Usina Termelétrica William Arjona, instalada no Distrito Imbirussu, em Campo Grande, teve os ativos adquiridos pelo Grupo Delta Energia para voltar a funcionar em meados de 2020.

Com apoio do Governo do Estado, a empresa anunciou a reativação da unidade que soma 190 megawatts de capacidade de produção com uso de gás natural.

O governador Reinaldo Azambuja acompanhou o ato de transferência dos ativos e destacou o cenário mais competitivo para Mato Grosso do Sul.

“Temos expectativas de maior geração de energia e de ampliação do número de empregos. A ativação da termelétrica também é importante do ponto de vista da estabilidade do setor elétrico, uma vez que ela não depende da sazonalidade climática, como as usinas hidrelétricas ”, afirmou ele.

Sócio da Delta, Ricardo Lisboa contou que o novo marco regulatório do mercado de gás natural no Brasil, que deve se concretizar nos próximos meses, motivou a aquisição da termelétrica na Capital – a primeira do País a utilizar gás natural do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol).

Enquanto as turbinas e equipamentos da termelétrica passam por revisão, para poder operar a partir do no ano que vem, a Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGás) e o Grupo Delta começam as negociações para fornecimento do combustível para a operação.

Quando estiver em operação, a unidade vai consumir até 1,3 milhão de m³ de gás natural por dia.

O volume vai beneficiar o Estado tanto do ponto de vista da arrecadação do ICMS quanto da estabilidade da produção de energia.

 

fonte:Bruno Chaves, (Subcom)

Foto: Chico Ribeiro

 

Compartilhe: