Mercado financeiro pagou 62% das pesquisas nacionais de 2022

Bancos e corretoras financiaram 62% de todas as pesquisas eleitorais com abrangência nacional registradas em 2022.

Foram 65 levantamentos registrados até 3ª feira (21.jun.2022), sendo 40 deles bancados pelo mercado financeiro.

Ao todo, as empresas do mercado financeiro desembolsaram –de 1º de janeiro a 21 de junho– R$ 4 milhões com os levantamentos, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os estudos aparecem com frequência em jornais, revistas e telejornais em grandes emissoras de TV.

Quem mais fez pesquisas neste ano até agora foi o Ipespe.

Foram 13 levantamentos, todos contratados pela XP Investimentos. PoderData (11 pesquisas, com recursos próprios) e Quaest (6, pagos pela Genial Investimentos) estão na sequência.

“Não sei de nenhum outro lugar do mundo em que isso [pesquisas pagas pelo mercado financeiro] acontece. Os bancos e corretoras perceberam que poderiam ganhar visibilidade publicando esses levantamentos e iniciaram essa tendência”, diz Rodolfo da Costa Pinto, coordenador do PoderData, divisão de pesquisas do jornal digital Poder360.

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