Ministério Público emite carta em apoio a procuradores da Lava Jato

Membros do Ministério Público brasileiro emitiram uma carta em apoio aos procuradores  Força-Tarefa da Lava Jato no Rio, Eduardo El Hage e Gabriela Câmara, que foram punidos na última segunda-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O ofício diz que procuradores e promotores da União e do Estado repudiam a punição do CNMP que pode, de alguma forma, atemorizar os membros do MP.

Ainda de acordo com o documento, a decisão do conselho pode transparecer a possibilidade de que todo promotor de Justiça ou procurador da República esteja suscetível a punição.

“Além de injustos com os dois citados membros do Ministério Público, os efeitos da decisão do CNMP mostram-se dissuasórios do exercício, independente e com destemor, da missão constitucional do Ministério Público de defesa firme do Império da Lei, na medida em que todo promotor de Justiça e procurador da República se sentirá, pelos efeitos da decisão, suscetível de punição por simplesmente cumprir de boa-fé o seu dever de ofício, com transparência e publicidade”.

Compartilhe: