MS: Paraguai vai asfaltar 678 km da rota bioceânica investindo R$ 3,4 bilhões

rotaA caravana formada por empresários e representantes do Governo de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Campo Grande avança pelo norte da Argentina e Chile propagando a Rota da Integração Latino-Americana (Rila) .

Formada por quatro países como o corredor mais viável para as exportações da região Centro-Oeste, o Paraguai garante que em três anos concluirá a pavimentação de 678 km desse tronco rodoviário.

Ao se encontrar com a caravana que saiu de Mato Grosso do Sul na sexta-feira (25.8) – são mais de 80 pessoas viajando em 24 caminhonetes -, na província de Boquerón, o ministro das Relações Exteriores, Didier César Olmedo Adorno, proclamou que o seu país investirá mais de R$ 3,4 bilhões na obra.

O dinheiro sairá de uma aliança do governo paraguaio com o setor privado.

Licitação concorrida

“Já licitamos o primeiro trecho, de Carmelo Peralta (fronteira com Porto Murtinho) e Marechal Estigarribia, de 277 km”, disse o ministro, acentuando que a obra exigirá mais de 60% dos recursos previstos devido sua complexidade por passar pelo Pantanal (Chaco) paraguaio.

Quatro empresas, de origem portuguesa, chilena, brasileira e argentina, disputam o leilão para executar o audacioso projeto. O segundo trecho, de 401 km, ligará Estigarribia a Pozo Hondo.

Argentina cumpre

A chegada da caravana em Pozo Hondo foi comemorado com churrasco e discursos otimistas com a promessa do asfalto.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, que integra o grupo, ao lado do subsecretário, Helianey Silva, se reuniu com a comunidade, ao lado da estrada, para dizer que o Governo de Mato Grosso do Sul tem a palavra do presidente Michel Temer de que a obra da ponte de concreto começa em 2018. “É fato concreto”,

As autoridades argentinas garantiram que os 26 km de revestimento primário dessa rodovia serão pavimentados em 2018. O trecho mais crítico situa-se na fronteira com o Paraguai, na localidade de Passo de Jama, mas as obras já começaram. Veja mais fotos.

 

Compartilhe: