“Não é possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas da Lava Jato, diz PF

Relatório da Polícia Federal concluiu que não é possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas da força-tarefa da Lava Jato.

O documento assinado pelo delegado Felipe Alcantara de Barros Leal, chefe do Serviço de Inquéritos da PF, foi entregue à Justiça  e aponta que ‘a autenticidade e a integridade de itens digitais obtidos por invasão de dispositivos reúnem indícios de que o invasor agiu com dolo específico não apenas de obter como também de adulterar os dados’.

Em quatro páginas, Barros Leal descreve as conclusões dos peritos sobre as mensagens.

Segundo ele, os especialistas ‘concluíram pela existência de características indicativas de acessos diretos a contas do aplicativo Telegram para fins de obtenção dos itens digitais’, ou seja, se tratam de conversas obtidas por hackers.

Por outro lado, a perícia da Polícia Federal ressalvou que tais itens não possuem assinatura digital, resumos criptográficos, carimbos de tempo emitidos por autoridade certificadora ou outro mecanismo que permita identificar alteração, inclusão ou supressão de informações em relação aos arquivos originalmente armazenados em servidores do aplicativo Telegram”, anotou o delegado.

Compartilhe: