Pesquisa aponta variações de impactos da Covid-19 nos negócios de Mato Grosso do Sul

O Sebrae e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS) realizaram o estudo “Impactos do Coronavírus no Comércio de Bens e Serviços de MS”.

O estudo aponta que a pandemia do novo coronavírus afetou de forma diferente os negócios de Mato Grosso do Sul.

A depender do segmento e da mesorregião do estado, os impactos foram maiores, enquanto em outros setores, como Beleza, Nutrição e Saúde, 15% dos entrevistados relataram aumento nas vendas, uma perspectiva positiva.

Os negócios de MS vêm sentindo os efeitos da crise, com queda nas vendas e na prestação de serviços na maioria (85%).

Para uma parte, não houve alterações (8%) e para outra, as vendas aumentaram (7%). Entre os segmentos, o baque foi maior para Roupas, Sapatos e Acessórios, com redução de 95% nas vendas, seguido por Hotéis e Eventos e Restaurantes, ambos com queda de 92%.

Para os próximos três meses, a maioria dos empresários pretende manter o quadro de funcionários atual (67%) e mais da metade não realizou alterações na equipe de colaboradores durante este período (56%), o que reforça a preocupação em não demitir. Todavia, com a queda média do faturamento em 46% dos negócios, parte precisou desligar colaboradores (38%).

No estudo, os empreendedores também indicaram os mecanismos que poderiam amenizar os resultados negativos com as vendas. Entre eles, estão acesso a crédito (18%), fim da quarentena e reabertura do comércio (12%), auxílio e suporte do governo e prefeitura (10%).

Pesquisa
A pesquisa “Impactos do Coronavírus no Comércio de Bens e Serviços de Mato Grosso do Sul” ouviu 1.717  consumidores, entre os dias 06 a 27 de abril com 95% de nível de confiança e 5% de margem de erro; e 217 empresários, entre 15 a 22 de abril, com 95% de nível de confiança e 6,5% de margem de erro.

O estudo foi realizado online com envio para todos os municípios do Estado

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