De 5 a 9 de agosto, o fotógrafo e ambientalista Mário Barila estará de volta ao Pantanal após 5 anos para dar continuidade às ações socioambientais do Projeto Água Vida, para contribuir na recuperação do importante bioma localizado no Mato Grosso do Sul, que nos últimos anos vem sendo afetado pelo desmatamento e queimadas.
O plano, dessa vez, traz como destaque a instalação de um viveiro para cultivar mudas de espécies nativas da região, que serão usadas em trabalhos de recuperação de áreas degradadas.
O viveiro será construído em um sítio de assentamento próximo a Bonito (MS).
O local será o berço de mudas frutíferas e silvestres, especialmente de Manduvi, também conhecida como amendoim-de-bugre ou amendoim-de-arara, muito procurada pelas araras azuis que instalam seus ninhos nas cavidades do tronco e se alimentam das sementes.
“Manduvi é fundamental para a preservação da ave. Porém, a quantidade de árvores dessa espécie vem diminuindo com as queimadas e é importante recuperar o número de árvores essa espécie.
A criação de mudas no local tem como objetivo tornar o processo de recuperação da região mais efetivo, garantindo o fornecimento contínuo das espécies para áreas que necessitam de reflorestamento, segundo Barila.
O ambientalista ressalta que é preciso criar uma estrutura, para intensificar a recuperação do Pantanal.
O bioma brasileiro vem sendo seriamente degradado ano a ano, tanto pelo desmatamento para ampliação da área de pastagem e plantio, como também pelas queimadas e estiagem agravada pelo aquecimento global.
10 anos de Projeto Água Vida
Criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta.
As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.
Economista de profissão, Mário Barila passou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde a adolescência.
Ao se aposentar, especializou-se na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira.
Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barila resolveu usar a fotografia para apoiar as causas socioambientais.
É através de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção, a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta.
Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem acessar o blog do fotógrafo no https://mariobarila.com.br/
foto: Mario Barila