Salto Alto: Lula esconde plano de governo e diz que ‘não precisa fazer promessas’

A cinco dias da votação em primeiro turno, a campanha do ex-presidente Lula (PT) não divulgou até o momento um plano detalhado com o programa de governo em eventual volta ao Palácio do Planalto.

Também não há previsão de que um documento seja apresentado aos eleitores antes do primeiro turno.

Nesta segunda-feira, 26, Lula afirmou que “não precisa fazer promessas”.

 A omissão, segundo petistas, tem por objetivo também evitar a resistência de nomes que ainda podem manifestar apoio a Lula na reta final.

Contradição

“É uma estratégia pautada naquilo que o próprio PT já usou para atacar os adversários. E o PT já se serviu dos planos dos adversários para fazer críticas acentuadas a determinadas figuras”, disse Humberto Dantas, cientista político, doutor pela USP e pesquisador da FGV-SP.

Para o cientista político da Universidade Federal do ABC (UFABC) Vitor Marchetti, o não detalhamento do plano de governo tem relação com a lógica do PT de conseguir novos aliados durante a campanha. “Isso vai fazendo com que o plano fique sempre a reboque dessas alianças formadas”, afirmou

O cientista político e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rodrigo Prando disse que Lula “está jogando no meio de campo” ao evitar divulgar um plano detalhado de governo.

 

 

Compartilhe: