Sebrae e Governo MS firmam parceria para cidades atingirem meta Carbono Neutro

Com o objetivo de apoiar as cidades sul-mato-grossenses na implementação de uma agenda local de trabalho em relação às mudanças climáticas, levando em consideração a meta Estado Carbono Neutro – 2030, o Governo de MS e o Sebrae/MS, assinaram na termo de compromisso.

A parceria prevê, inicialmente, a identificação das potencialidades e vulnerabilidades dos municípios, a partir do Sistema Roadmap – um roteiro de desenvolvimento de projetos.

Segundo o governador Eduardo Riedel, o termo de compromisso entre Governo do Estado e Sebrae irá auxiliar Mato Grosso do Sul a atingir a meta de se tornar um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até 2030, algo previsto no Plano Estadual MS Carbono Neutro (PROCLIMA).

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, explica que esse trabalho com os municípios é fundamental para engajá-los na pauta “verde”, uma agenda estratégica em âmbito estadual.

O termo de compromisso é um desdobramento de um projeto piloto do Sebrae, intitulado Rating Município Carbono Neutro (RMCN), que visa avaliar a capacidade dos municípios em desenvolver políticas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e neutralizar as emissões de gases efeito estufa.

O projeto identifica o estágio do município em relação à política de mudanças climáticas, propõe uma agenda adequada à realidade da cidade e facilita a captação de recursos para a agenda local.

São eixos do projeto: mudanças climáticas, gestão territorial, capacidade administrativa, capacidade financeira, governança e ambiente de negócios. Os próximos passos são a aplicação do diagnóstico do rating Carbono Neutro em 12 cidades do Pantanal Sul-mato-grossense; seguida da elaboração do Plano de Ação para mudanças climáticas – agenda local.

Compartilhe: